2.07.2009

EXAMES DE DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS CARDÍACAS I


ELECTROCARDIOGRAMA ECG

O eletrocardiograma, conhecido como ECG, é um recurso diagnóstico extremamente útil e rápido na prática cardiológica clínica. É um exame não invasivo e indolor de baixo custo que não ocasiona qualquer risco ao paciente. O ECG permite identificar o pacemaker natural que inicia cada novo batimento do coração, as vias nervosas de condução dos estímulos e a velocidade (frequência) e o ritmo cardíaco. Um ECG evidencia também quando o músculo cardíaco é fino ou inexistente por ter sido substituído por tecido não muscular; este quadro pode ser o resultado de um ataque de coração (enfarte do miocárdio).




O ECG realiza o registro da atividade eléctrica do coração. Permite identificarmos alterações metabólicas de nosso organismo, alterações anatómicas do coração e diferentes doenças cardíacas.

Mesmo com a evolução de outros métodos diagnóticos, o ECG permanece como o principal recurso para o diagnóstico de anormalidades do ritmo cardíaco, conhecidas clinicamente como arritmias cardíacas. É também um método fundamental na avaliação de pacientes com angina de peito. Possibilita a rápida confirmação do diagnóstico de enfarte agudo do miocárdio em muitos pacientes com suspeita clínica da doença, auxiliando na escolha do melhor tratamento para o paciente.
Deste modo, o ECG é utilizado tanto nas avaliações cardiológica de rotina e no acompanhamento de doenças crónicas quanto no diagnóstico e guia para o tratamento de emergências cardiológicas.


1 comentário:

  1. Tenho muito orgulho em te ter como amigo...
    Grande Lutador :)
    Beijos da Sandra F.

    ResponderEliminar